imagem de destaque

Ana Pinto, Diretora do Serviço de Redes da unidade FCCN, foi eleita para integrar o Conselho de Administração da GÉANT. A GÉANT é a organização europeia com a qual as NRENs (National Research and Education Networks) e congéneres da unidade FCCN têm uma ligação, para projeção de iniciativas de colaboração internacional, no campo da investigação e dos serviços para a comunidade académica e científica.

A rede GÉANT é uma extensão das redes de investigação e ensino nacionais que a ela estão ligadas e, nessa medida, constitui-se também como um dos principais destinos das comunicações efetuadas via RCTS. Ao interligar as NRENs europeias, a GÉANT desempenha um papel fulcral como acelerador na investigação europeia e é assim um exponencial impulsionador na partilha de conhecimento.  Sem esta rede haveria um fosso digital penalizante para os principais agentes de inovação, investigação e ensino nacionais e internacionais.

O Conselho de Administração da GÉANT é o orgão que gere e administra a organização e é eleito pelo órgão de decisão de patente mais alta na GÉANT – a Assembleia Geral – a qual é composta por representantes das várias organizações membros.

Com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações, engenharia de redes e planeamento estratégico, a Ana Pinto tem estado envolvida em projetos internacionais ligados à comunidade de investigação. Desde março de 2019 que a Ana Pinto presta assessoria técnica na infraestrutura da rede GÉANT, no âmbito do projeto GN4-3N.

Na FCCN a Ana Pinto é responsável pelos serviços de conectividade da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, pelo GigaPIX – Ponto Neutro de Troca de tráfego de Internet em Portugal, pelos serviços de mobilidade eduroam e ainda pelos serviços de gestão de identidade e acesso federado (RCTSaai).

Últimos artigos