A exposição “Viral”, no Pavilhão do Conhecimento, foi reinaugurada, no dia 24 de setembro. Conheça o papel do Estúdio FCCN na preparação de novos módulos interativos.

“Viral” é uma exposição interativa que, durante os últimos anos, tem percorrido vários países. Recentemente regressada de França, “Viral” inclui diferentes módulos que refletem sobre o tema do “Contágio”. O contexto vivido atualmente, resultante da pandemia do novo coronavírus, levou a Ciência Viva a acrescentar um novo módulo interativo sobre a Covid-19, sendo que, para tal, recorreu ao Estúdio da unidade FCCN da FCT.

O foco desta colaboração esteve na captação de áudio, com o objetivo de gravar vários conteúdos a integrar na exposição interativa. Desta forma, através das locuções realizadas no Estúdio FCCN, passou a ser possível abordar temas como a origem da epidemia de Covid-19 e as fake news a ela associada, por exemplo.

“Viral” é descrita como uma exposição para famílias, escolas e adultos. Os módulos interativos que a compõem exploram o fenómeno do contágio através do prisma de várias áreas do saber que vão da Biologia à Epidemiologia, passando pelas Ciências Sociais ou Psicologia.

Inaugurada em 2015, no Pavilhão do Conhecimento, esta exposição é uma criação da agência Ciência Viva, em parceria com os museus Cité des sciences et de l’industrie, em Paris, e Heureka, em Helsínquia.

Outros artigos relacionados