Descrição e resultados do Piloto de Sistemas de Avaliação Remota – SAR
As inscrições encontram-se encerradas.
Motivada pela necessidade de encontrar uma solução para a avaliação dos estudantes numa altura de ensino remoto de emergência, a Unidade FCCN da FCT desafia a comunidade do Ensino Superior a participar num estudo que ajude a encontrar a solução preferencial.
Para o efeito serão disponibilizadas as seguintes plataformas: ProctorExam, ExamNet, TestWe ou Respondus. O docente tem a possibilidade de realizar um conjunto de testes de forma a avaliar estes Sistemas de Avaliação Remota (SAR), e assim identificar o que melhor cumpre com os requisitos necessários.
Resultados do Piloto
Através da participação de várias instituições de ensino superior, com a coordenação de uma equipa da Unidade de Computação Científica Nacional (Unidade FCCN) da FCT, foi possível fazer um caminho de aprendizagem relativamente ao que deve ser feito para o futuro.
A primeira e principal conclusão retirada é que as soluções de avaliação remota existentes no mercado apresentam várias dificuldades de implementação, tendo em conta a realidade e os objetivos do Ensino Superior português. Para além de um custo elevado (as plataformas mais avançadas na prevenção da fraude possuem valores que rondam os 10€ por aluno por exame), a maioria dos docentes que participou no estudo indica estas soluções como pouco eficazes na prevenção da fraude.
Por outro lado, relativamente à Proteção de Dados – uma das principais problemáticas associadas a este tema – o estudo concluiu que as soluções de avaliação remota existentes não transmitem o nível de confiança, no que toca à gestão de dados, que é exigível dos docentes e instituições de ensino superior portuguesas. Uma das principais aprendizagens deste projeto está relaciona com o papel complementar do Colibri. Como algumas plataformas existentes não permitem a monitorização em tempo-real por vídeo, este serviço da FCCN, que tem por base a tecnologia Zoom, foi utilizado em conjugação por algumas das instituições aderentes.
De acordo com as conclusões do projeto, estas soluções combinadas parecem ser suficientes para grande parte das utilizações. A integração do Colibri com outra ferramentas é bem aceite por parte dos docentes, ainda que seja necessário encontrar uma solução integrada e ajustada às necessidades das IES nacionais que não são resolvidas pelas ferramentas comerciais. Nesse sentido, a integração do Colibri neste estudo permitiu tirar algumas conclusões sobre quais as funcionalidades críticas para que uma futura plataforma de avaliação possa ter sucesso.
A possibilidade de comunicação bidirecional (docente/aluno e docente/turma), o custo compatível com a realidade financeira das IES, o registo e análise dos dados (áudio e vídeo) em local controlado e com legislação clarificada foram apontados como alguns dos passos estratégicos e necessários, bem como a eventual integração das principais funções numa aplicação única que possa ser executada em vários dispositivos.