1. Identificação e enquadramento
- Acrónimo: PORTAL FCT
- Título do Projeto: Criação de um Portal Único da FCT
- Projeto n.º 35436
- Designação: SISTEMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
- Tipologia de Intervenção: TI 50 – Promoção das TIC na administração e serviços públicos
- Data de Inicio: 10-04-2019
- Data de Fim: 08-04-2022
- Valor aprovado: 468.930 €
- Valor executado: 420.320,83€
2. Sintese do Projeto
Objetivos
Este projeto está inserido no “Simplex+ 2017 #118 – Portal único da Fundação para a Ciência e a Tecnologia”, no âmbito das Medidas MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), e a candidatura está enquadrada no ”Alinhamento com a Medida 2 da RCM nº 12/2012 – Racionalização, organização e gestão da função informática”, no “Alinhamento com a Medida 14 da RCM nº 12/2012 – Racionalização das TIC e modernização administrativa dentro dos organismos públicos” e na “Demonstração do cumprimento do RNID – Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (Normas Abertas)”. Está igualmente enquadrada no objetivo e prioridade, nos termos previstos no artigo 82.º do RECI, “Reduzir os custos de contexto através do reforço da disponibilidade e fomento da utilização de serviços em rede da Administração Pública e melhorar a sua eficiência”; na alínea b), do n.º 1 do artigo 83 do RECI “ii. Desenvolvimento e integração dos sistemas e infraestruturas tecnológicas de suporte aos novos modelos de atendimento, em especial ao atendimento digital assistido, incluindo os sistemas de backoffice e de apoio de segunda linha, bem como a integração destes sistemas e infraestruturas tecnológicas com os existentes nas diferentes áreas setoriais e níveis de administração”.
Este projeto tem como objeto a criação de um Portal Único da FCT estruturado, funcional, com design apelativo e moderno, que disponha de um backoffice integrado, que seja de utilização simples e acessível para a disponibilização de informação e conteúdos sem necessidade de elevada intervenção a nível informático.
Foram concretizados, na globalidade, os objetivos propostos, tendo sido disponibilizado um novo Portal, com uma arquitetura de informação revista, alinhada com as necessidades da população-alvo cuja adequação foi validade em testes com utilizadores.
O novo projeto gráfico do Portal é moderno, apelativo, vanguardista e providencia uma boa experiência de utilização em dispositivos móveis — nomeadamente, tablets e smartphones — que se tornaram ubíquos e cada vez mais importantes no acesso a conteúdos online. O novo grafismo do portal FCT, nos testes com utilizadores realizados internamente, apresentou um elevado nível usabilidade, mostrando-se intuitivo e de fácil aprendizagem e no percentil superior da escala SUS.
A plataforma de gestão de conteúdos (CMS) implementada permitiu, de forma bastante rápida, facultar o acesso a novos colaboradores tornando a produção de conteúdos mais descentralizada, menos complexa e reduzindo a dependência dos serviços de informática. Ao mesmo tempo, o novo CMS possibilitou a implementação de um fluxo editorial (redação, revisão, edição e aprovação de conteúdos) eficaz e que permite à equipa do Gabinete de Comunicação trabalhar de forma mais autónoma e diligente.
Este projeto, pela sua transversalidade, apresentou-se como um desafio organizacional de elevada complexidade devido à necessidade de articulação entre as várias unidades orgânicas da FCT, mas consideramos que sua concretização terá um impacto crescente e progressivo na relação com a comunidade.
O grau de inovação do projeto está relacionado com a modernização significativa do portal FCT, principal canal de comunicação entre o beneficiário e a comunidade científica nacional, em todas as suas dimensões: desde a melhoria significativa de toda a arquitetura de informação, implementação digital de uma nova estratégia de comunicação da marca, compatibilidade com dispositivos móveis (telemóveis e tablets) e integração de informação com os Sistemas de Informação (SI) da FCT.
O novo portal da FCT integra o acesso à plataforma myFCT onde é possível realizar o preenchimento e submissão de candidaturas, entre outros aspetos do “ciclo de vida” dos principais instrumentos de financiamento disponibilizados pela FCT à comunidade científica.
A desmaterialização dos principais processos relacionados com o ciclo de vida de uma candidatura e/ou de um financiamento, torna a execução dos processos mais diligentes e, agilizando o acesso aos mesmos através da eliminação das barreiras de natureza geográfica, tem um impacto significativo na relação com o cidadão. Estes fatores tem um tremendo impacto na relação dos beneficiários com a Administração Pública. Pela sua natureza, este projeto, potencia a comunicação e a cooperação permanentes com entidades públicas como universidades, institutos politécnicos, laboratórios de estado, unidades de investigação; entidades congéneres internacionais e entidades de financiamento para a ciência e a tecnologia. Interage também com outras plataformas como o CIÊNCIAID e o CIÊNCIAVitae, potenciando a interoperabilidade entre sistemas.
Localização do Projeto
- Norte: 0%
- Centro: 0%
- Lisboa: 100%
- Alentejo: 0%
- Algarve: 0%