fotografia de
João Pagaime
Diretor de Área
  • Exclusivo RCTS

O que é?

A Associação Géant, 40 NRENs (National Research and Education Networks) e 20.000 instituições europeias de Ensino Superior negociaram, coletivamente, um acordo quadro pan-europeu – por um período de 4 anos – no qual se estabelecem os termos (preço,  qualidade,  quantidade,  obrigações e procedimentos de pedidos de serviços), com os mais importantes  fornecedores de Serviços Cloud IaaS+, e onde compete à NREN portuguesa – a FCCN – agilizar os trâmites necessários à contratação entre as Entidades Confirmadas e os fornecedores.

A quem se destina?

O Acordo Quadro OCRE destina-se às entidades que manifestaram, atempadamente, até 30 de julho de 2019 a sua vontade de participar.

Vantagens do Acordo Quadro OCRE

  • Facilidade de acesso,  simplicidade e  tempo reduzido de espera do gozo dos serviços bem como dos procedimentos contratuais;
  • Templates contratuais ready to use
  • Melhores preços através da agregação da procura em vários países;
  • Os mesmos preços independentemente da quantidade adquirida;
  • Redução de tempos de espera processuais e de risco de litigância;
  • Apoio da NREN portuguesa, a FCCN, em todas as fases do processo
  • Garantia de que os dados são manuseados de acordo com as normas europeias e nacionais;
  • Limite nos custos de tráfego da rede;
  • Direct peering, alta capacidade e baixa latência;
  • Single sign on (SSO) e autenticação de utilizador SAML em todos os serviços cloud ligados à rede de dados Géant, reduzindo custos de tráfego de rede.

Caracteristicas do Serviço

A oferta do Acordo Quadro é em serviços cloud IaaS+ é feita por fornecedores de serviços IaaS e nas respetivos serviços de PaaS e de IaaS que, eventualmente, detenham no seu negócio.

Procedimentos

Existem 3 tipos de procedimento de aquisição: Ajuste Directo,  Desktop Mini Competição (DMC) e Regular Mini-Competição(RMC).

Quando os requisitos do cliente podem ser satisfeitos por vários fornecedores, um ajuste direto não pode ser feito exceto se devidamente fundamentada por uma de 3 razões, Económica, Técnica ou de Propriedade de Direitos de Autor.

ocreprocedures fccn 1 FCCN Unidade de Computação

A DMC é um procedimento de aquisição destinado à entidade que pretende comprar vários serviços  em que há vários resellers que satisfazem os requisitos apresentado (n services, 1 supplier apurado) . A entidade submete os requisitos à concorrência, reabrindo a competição –utilizando ao critérios de avaliação usados no procedimento de formação do AQ a Proposta e a Calculadora de Custos Online de cada Fornecedor de acordo com pesos balizados num intervalo pelo OCRE –, tendo que convidar todos os resellers do lote, exceto aqueles que não satisfaçam os requisitos. Não são permitidos inputs aos resellers.

A RMC é um procedimento de aquisição destinado à entidade que pretende comprar vários serviços e em que não há um único reseller que responda à totalidade dos requisitos apresentados(n serviços, n resellers). Há lugar à reabertura de competição convidando todos os resellers, e ao apoio das equipas multidisciplinares do OCRE e são permitidos pedidos de novos  inputs aos resellers.

Atualização – março 2021

Em março de 2021 será divulgado o Acordo Quadro, às entidades que aderiram ao OCRE.

–  O Acordo Quadro OCRE, pelo Cloud Service Delivery Manager
(Sessão de 60 minutos)

– Os próximos passos dos fornecedores
(3 sessões de 60 minutos, de 9 plataformas, dos 8 fornecedores selecionados para operar em Portugal). Oportunamente serão anunciadas as datas, nesta página, por email e via newsletter da FCCN.

Mais sobre Computação