fotografia de
Pedro Lorga
Gestor de Serviço
  • Exclusivo RCTS

A Ciência e o Ensino a alta velocidade

O RCTS IP é o serviço de comunicação de dados que liga as entidades de ensino e ciência à Internet global onde se incluem redes de conhecimento, como sejam, a rede académica europeia, GÉANT, ou a espanhola, RedIRIS.

A ligação à rede GÉANT garante igualmente o acesso a redes académicas de outros continentes, onde se destacam a RedClara (América Latina), a TEIN (Ásia e Pacífico), a Internet2 (América do Norte) e a UbuntuNET Alliance (Eastern and Southern Africa).

A quem se destina?

Podem aderir ao serviço RCTS IP as instituições:

Sobre o RCTS IP

O serviço RCTS IP abrange uma gama de débitos de acesso de 1Gbit/s a 100Gbit/s, suportando as versões v4 e v6 do protocolo IP, em Unicast e Multicast, com vários níveis de redundância.

É sobre o serviço RCTS IP que se disponibilizam todos os outros os serviços e aplicações, sejam eles de colaboração, de conhecimento, de computação ou de segurança.

Condições de Utilização

Caso queira saber mais sobre as condições de utilização do serviço envie um email para c.imagem@fccn.pt.

Se a sua entidade faz parte da comunidade académica ou científica e ainda não está ligada à Rede RCTS, veja aqui como aderir e poder usar o serviço RCTS IP.

Net.Mede

netmede anacom fccn

Até janeiro de 2020, a FCCN disponibilizava o serviço SpeedMeter, que todos os meses ajudava milhares de uitlizadores a validarem as velocidades e o estado das suas ligações à internet.

Com o desenvolvimento do Net.Mede por parte da Anacom, e perante uma solução mais avançada e igualmente independente, decidimos recomendar o NET.mede.

NET.mede

IPv6

IPV6

A tecnologia IPv6, também apelidada de Internet de nova geração, é uma das áreas em que a FCCN tem tido significativa actividade desde há vários anos.

Nesse sentido a FCCN tem feito evoluir a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, a RCTS, de forma a suportar todos os serviços da Internet para funcionarem em ambas as tecnologias – IPv4 e IPv6, tendo sido uma das primeiras a fazê-lo com conectividade internacional através da rede europeia GÉANT.

No GigaPIX, a RCTS também disponibiliza IPv6 a todos os operadores que desejarem fazer “peering” com esta tecnologia.

Teste IPV6

Mais sobre Conectividade

Testemunhos

Quer saber mais informações sobre este serviço? Contacte-nos!

RCTS IP - Form Contacto

Contactos

(+351) 218 440 100

noc@fccn.pt

Av. do Brasil, nº101
(Campus do LNEC)
1700-066 Lisboa
Portugal

///straw.crouch.suitcase