Conhecidos os resultados da primeira edição do concurso promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da Unidade FCCN.

A unidade FCCN  aprovou 129 projetos, no âmbito da primeira edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada. 67 dos projetos aprovados inserem-se nas tipologias A1 e A2 deste concurso (Acesso Preparatório e Acesso Projeto), registando-se uma taxa de aprovação de 50,4% nestas categorias.

No total, no âmbito desta primeira edição, foram pedidas mais de 80 milhões de horas computacionais (CPU core.horas). Inicialmente, o concurso previa a atribuição de cerca de 27 milhões de horas de CPU core.horas, tendo este total sido revisto para 35.3 milhões, de forma a acomodar um maior número de projetos.

O concurso teve como objetivo promover a apresentação de Projetos de Computação Avançada em todas as áreas, que serão suportados tecnologicamente através dos recursos da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA). Como resultado desta primeira edição, 129 projetos terão agora acesso aos recursos da RNCA, nas 3 modalidades disponíveis (High Performance Computing, High Throughput Computing e Cloud Computing).

No site da FCT é possível encontrar os resultados do Concurso de Projetos de Computação Avançada: a listagem das candidaturas aprovadas, o resumo dos resultados e informação complementar. A 1ª edição do CPCA, enquadra-se na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, no Eixo 5 – Investigação, que tem como objetivo garantir as condições para a produção de novos conhecimentos e a participação ativa em redes e programas internacionais de I&D a instituições de investigação públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que se dediquem à investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

Para saber mais sobre a RNCA, visite: https://webcq.fccn.pt/computacao/rnca/

Outros artigos relacionados