Rita Carneiro e Bruno Vaz foram selecionados para participar na TNC 2022, no âmbito do desafio Lightning Talks. Esta será uma oportunidade de partilharem o seu trabalho, nomeadamente a forma como este utiliza recursos tecnológicos na área de IT ou redes de computação.
Partilhar uma história ou um projeto, numa apresentação de 5 minutos, na maior conferência anual de redes. Este é o desafio lançado pela GÉANT e pela FCCN, em Portugal, a todos os estudantes de ensino superior, no âmbito do desafio Lightning Talks. Foram submetidas pela FCCN ao programa quatro candidaturas, tendo Rita Carneiro, da Universidade Católica Portuguesa, e Bruno Vaz, da Universidade do Porto, decidiram participar e foram escolhidos pelo júri do desafio para partilhar o seu trabalho.
Rita Carneiro é estudante de doutoramento em Conservação e Restauração de Propriedade Cultural na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e vai apresentar o seu trabalho realizado com recurso a tecnologias de Inteligência Artificial para caracterizar e categorizar coleções de arquivos de património digital.
Bruno Vaz, por sua vez, é estudante de mestrado em Ciência de Dados da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e vai partilhar a forma como tem trabalhado a utilização de redes adversariais generativas (GAN) na deteção de modelos de notícias falsas, através da criação de conjuntos de dados sintéticos.
Antes da apresentação realizada durante a TNC – marcada para o dia 14 de junho – os estudantes selecionados têm oportunidade de participar em workshops de preparação para falar em público, bem como de apoio na criação de uma apresentação eficaz. Esta orientação é assegurada pela GÉANT, bem como os custos de viagem e alojamento até Trieste, onde decorre a conferência.
Até ao momento, a experiência tem sido “super gratificante”, conta Rita Carneiro. A estudante de doutoramento considera que o programa está a melhorar as suas capacidades comunicação e apresentação: “[O formador] Michael Koenka é um excelente profissional”, acrescenta, antes de concluir: “Mantém-nos motivados e ajuda-nos em todos os campos que precisamos”.
Já para Bruno Vaz, a experiência até ao momento tem sido enriquecedora, “tanto em termos pessoais como profissionais”. “Tenho-me tornado gradualmente melhor a partilhar as minhas ideias técnicas em termos simples e claros”, explica o estudante, que destaca ainda o contacto com estudantes de diversas nacionalidades e o conhecimento sobre outros projetos e ideias como “extremamente instrutivo”.
Pode saber mais sobre o desafio Lightning Talks e as apresentações agendadas no site da TNC.