A iniciativa nacional de acesso aberto
O RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal é a iniciativa nacional de acesso aberto e visa armazenar, preservar, promover o acesso ao conhecimento científico produzido em Portugal. O RCAAP é gerido e executado pela unidade de Computação Científica Nacional da FCT, com o apoio da Universidade do Minho.
A quem se destina?
Podem aderir ao serviço RCAAP as instituições:
- Ensino Superior
- Investigação e Desenvolvimento
- Instituições sem Fins Lucrativos que tenham como seu objetivo principal atividades de Investigação e Desenvolvimento.
Sobre o RCAAP
O RCAAP assume um papel importante na promoção da adoção do movimento de acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal e no aumento da visibilidade dos resultados da atividade académica e científica portuguesa.
Este papel é materializado através de inúmeros serviços, em particular o portal RCAAP e o Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais – SARI.
Através do portal RCAAP pode aceder-se a milhares de artigos de revistas científicas, comunicações, teses e dissertações, entre outras tipologias, que se encontram dispersos por inúmeros repositórios e revistas científicas portugueses das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de Investigação&Desenvolvimento. O SARI é disponibilizado em regime SaaS libertando as instituições do fardo de gerir um serviço desta natureza e possibilitando que estas se foquem na gestão da informação científica produzida na sua instituição.
Condições de Utilização
O RCAAP está aberto à participação de todas as instituições do sistema científico e de ensino superior português.
As instituições que participam atualmente no projeto RCAAP, assim como os respetivos repositórios podem ser consultados através do diretório do Portal.