No passado dia 11 de abril foi apresentado o novo logo da FCCN, revelando um rebranding que a aproxima à imagem da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Com esta renovação, a até agora unidade FCCN passa a assumir a designação: FCCN, serviços digitais da FCT.
Este trabalho da agência Meta Creative Agency, representada por Bruno Brás, reforçou a ligação identitária à FCT e o mote “Tecnologia para o conhecimento”. A nova imagem valoriza o compromisso da FCCN em facultar e desenvolver serviços digitais que elevem a conectividade e o conhecimento entre a comunidade académica e de investigação em Portugal.
O objetivo passou por reforçar a identidade da FCCN, transformando-a numa marca umbrella mais forte e coesa, que potencie a sinergia entre os seus vários serviços digitais. Tudo isto, através de uma personalidade moderna e de um design minimalista.
As cores da nova identidade – preto e branco -, têm como inspiração a linguagem da computação, baseada num código binário 0-1, que releva, mais uma vez, uma aproximação às áreas de trabalho da FCCN. A marca FCCN passa também a funcionar, em certos contextos, apenas com o “carimbo” F, estratégia que vem potenciar uma identificação simples, impactante e imediata.
A apresentação da nova marca
A apresentação aos colaboradores da FCCN foi feita pela Coordenação Geral da FCCN, João Nuno Ferreira e Salomé Branco, seguida da apresentação da agência que desenvolveu a nova imagem, a Meta Creative Agency.
A implementação do rebranding é faseada e aplicada a todas as plataformas digitais geridas pela FCCN. No futuro, estender-se-á à imagem de cada serviço digital.
Veja o vídeo abaixo para conhecer mais sobre o rebranding.