O FileSender, serviço digital disponibilizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da FCCN, faz 15 anos.
Teve início como um projeto conjunto das NRENs – National research and education network -, da Noruega, Austrália e Irlanda e, passados 15 anos, o FileSender já está disponível em mais de 45 países.
Esta é uma solução segura que permite enviar e partilhar grandes ficheiros com qualquer pessoa. Com uma capacidade de 100Gb e um número máximo de 100 destinatários, os conteúdos partilhados ficam disponíveis para download durante 30 dias.
O serviço possibilita ainda a transferência de ficheiros do EOSC, plataforma europeia e portal de informação para explorar e potenciar a colaboração na área da investigação.
Evolução ao longo dos 15 anos
- Abril de 2009 – Nesta data, o projeto começou como uma colaboração que pretendia produzir uma aplicação para transferência e partilha de ficheiros apenas na web.
- Janeiro de 2011 – Deu-se o lançamento do FileSender 1.0, que permitia a transferência de ficheiros de grande dimensão.
- Junho de 2018 – Lançamento do FileSender 2.0 com transferência encriptada. Esta versão significou a passagem de testes manuais para automatizados.
- Março de 2020 – Lançamento do novo site e imagem do FileSender.
- Novembro de 2023 – Lançamento da versão beta 3.0, com uma interface e experiência de utilizador redesenhada e atualizada. Este trabalho teve como objetivo a renovação do percurso do utilizador e baseou-se no feedback de quem já recorria ao FileSender.
Filesender em Portugal
Disponível para mais de 600 000 de estudantes, professores, investigadores e funcionários das Instituições de Ensino Superior, em Portugal a comunidade que utiliza o Filesender tem vindo a aumentar.
Só em 2023, foram transferidos 261 756 ficheiros através da plataforma, representando um volume de dados de 112 058 GB.
É possível aceder a mais informações sobre este serviço digital da FCT ao longo dos seus 15 anos de existência em https://filesender.org/15-years-of-filesender/