De 24 a 28 de outubro, realizou-se a Semana Aberta FCCN – uma iniciativa que levou cerca de 250 estudantes a conhecer as instalações e infraestruturas da Unidade FCCN. Ana Afonso, do Gabinete de Marketing & Comunicação da Unidade FCCN, explica quais os objetivos cumpridos, sublinhando o impacto destas ações: “As visitas de estudo são uma ótima ferramenta pedagógica para professores e alunos”.
Foi em 2019 que demos início ao projeto Semana Aberta, trazendo até à Unidade FCCN estudantes do ensino secundário ou profissional, para que conheçam mais sobre a nossa atividade e missão, bem como os projetos e profissões associadas. A pandemia veio interromper esta atividade, levando à realização de uma edição online em 2021.
Em outubro de 2022, foi possível o regresso às visitas de estudo presenciais, que organizámos e acompanhámos com prazer. Para além de uma apresentação geral sobre a Unidade FCCN e os seus serviços dedicados aos estudantes, em 2022, a Semana Aberta incluiu uma visita ao Datacenter FCCN e ao Estúdio FCCN.
Sempre achei que as visitas de estudo são uma ótima ferramenta pedagógica para professores e alunos. São não só um complemento importante ao currículo escolar, como também, em muitos casos, permitem a consolidação das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula. Acredito que estes contextos educativos “não formais” são excelentes espaços de aquisição e assimilação de interesses e conhecimentos.
Durante as visitas da Semana Aberta 2022, notei que mesmo os visitantes que chegaram mais receosos saíram da visita rendidos à impressionante sala do Datacenter e entusiasmados com as atividades que puderam realizar no nosso Estúdio. Entre testes de filmagens com cenários virtuais e teleponto, e gravações/locuções só com áudio, as visitas tiveram espaço para conhecimento, experimentação, diversão e boas aprendizagens
O mundo das profissões
A Unidade FCCN define como outro dos objetivos desta iniciativa levar aos estudantes “mais informação sobre as qualificações e percursos profissionais nas áreas das TICE” (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica). Como tal, o programa diário da Semana Aberta incluiu ainda, em todas as visitas, uma partilha, por parte de vários trabalhadores da Unidade FCCN, sobre os respetivos percursos profissionais e académicos e também das suas experiências como estudantes universitários e a passagem para a vida profissional.
Através destes momentos de interação, os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre carreiras nas áreas das TICE, esclarecendo algumas dúvidas. A nossa expectativa é que o conhecimento destas realidades possa motivar os alunos e também ser orientadoras em relação ao seu futuro.
Depois de cerca de 250 estudantes de seis escolas diferentes terem passado pela Unidade FCCN, penso que a Semana Aberta cumpriu plenamente os seus objetivos. Este sucesso não teria sido possível sem o profissionalismo e disponibilidade de vários colaboradores da FCCN, que conseguiram encaixar nas suas agendas a participação nestas visitas, dando a conhecer a todos o nosso trabalho. A eles e elas, aqui fica o meu agradecimento!
No próximo ano, realizaremos uma nova edição da Semana Aberta, com mais alunos do ensino secundário e profissional a terem a oportunidade de nos conhecerem melhor, na expectativa de que possamos ter também um impacto positivo na sua futura vida de estudantes universitários.
Para uma pequena amostra da Semana Aberta, veja o vídeo: