Estudante do ISEP participa no Future Talent Programme da GÉANT com o apoio da Unidade de Computação Científica Nacional. A Lightning Talk de Luís Sampaio apresenta a sua investigação na área de telepatia sintética integrada em aplicações de mensagens, realizado em conjunto com o colega Fábio Lourenço.
Tal como previsto, devido à pandemia de Covid-19, as Lightning Talks de estudantes agendadas para a TNC20 assumiram um formato online. A premissa continua, contudo, a ser a mesma: “partilhar ideias e projetos de estudo/investigação na área das tecnologias, nomeadamente IT ou redes de computação”.
Foi essa partilha que o estudante de mestrado em Engenharia Informática no Instituto Superior de Engenharia do Porto, Luís Sampaio, realizou num vídeo entretanto divulgado pela GÉANT. Numa apresentação multimédia de 5 minutos o estudante enquadra a relevância do trabalho realizado em conjunto com o colega Fábio Lourenço.
De igual forma, a GÉANT disponibilizou as apresentações de outros participantes nesta iniciativa. No total, seis estudantes partilham os principais resultados e objetivos das suas investigações, sendo oriundos de vários países: Irlanda, Chipre, Itália e Rússia.
Poderá ter acesso a estas apresentações na página do Future Talent Programme da GÉANT. Os temas são variados e vão de criptografia quântica à Internet das Coisas, passando pela inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento de fármacos e pelo desenvolvimento de uma aplicação de crowdfunding, por exemplo.
Comunicação eficaz
A investigação realizada pelos estudantes portugueses centra-se nas várias aplicações da tecnologia de telepatia sintética, ou seja, da utilização da atividade elétrica do cérebro na criação de uma interface contactless para aplicações de mensagens.
Para transmitir as ideias-chave da apresentação ‘Synthetic telepathy for human-machine interaction on decentralized messaging applications’, Luís Sampaio e Fábio Lourenço contaram com o apoio do Future Talent Programme da GÉANT, com uma formação específica sobre as formas de garantir uma comunicação eficaz.
“[Nesta iniciativa] aprendemos que uma apresentação não é apenas relatar e falar sobre diapositivos. É transmitir uma mensagem, cativar a audiência e fazer com que a mesma se identifique com o tópico em discussão”, explicam os estudantes, destacando contar uma história, dar exemplos e manter uma abordagem informal, acessível e respeitosa.
Para saber mais visite: https://learning.geant.org