Mobilidade sem fronteiras
O eduroam (Education Roaming) é um serviço de mobilidade desenvolvido para a comunidade de ensino e investigação internacional.
Este serviço garante acesso seguro à internet a estudantes, docentes, investigadores e colaboradores institucionais, através da rede wireless (sem fios) da sua instituição ou de qualquer instituição aderente que estejam a visitar.
Isto significa que quer na sua instituição de origem ou em visita a outras instituições, os utilizadores têm um acesso seguro com o seu login habitual.
Eduroam é acesso Wi-Fi ininterrupto e seguro em todo mundo.
A quem se destina?
Especialmente aos docentes, investigadores e alunos.
Sobre o eduroam
As entidades aderentes oferecem aos seus utilizadores a possibilidade de acesso ao eduroam através da sua conta institucional. Isto significa, por exemplo, que um professor de uma universidade portuguesa pode usar o seu login e password para aceder à rede wi-fi de outra universidade, seja ela portuguesa ou estrangeira, basta que ambas as instituições pertençam à eduroam.
O serviço baseia-se nos padrões mais seguros de autenticação e cifra atualmente existentes. É uma tecnologia segura, que garante a privacidade do utilizador, uma vez que a autenticação na eduroam é sempre realizada na instituição de origem do utilizador.
Estão disponíveis mais de 26.000 hotspots eduroam nas universidades e centros de investigação em mais de 100 países em todo o mundo. Em Portugal, o acesso à eduroam é assegurado em grande parte pelas entidades de ensino superior e de investigação.
Consulte o mapa eduroam (nacional e global) disponível no site www.eduroam.pt para identificar onde pode ligar-se.
Condições de Utilização
Consulte as regras de utilização do serviço.
Como aderir
A integração na rede eduroam é garantida a todas as instituições que tenham uma ligação à rede RCTS.
Se a sua entidade faz parte da comunidade académica ou científica e ainda não está ligada à Rede RCTS, veja aqui como aderir e poder usar o serviço Eduroam.