Serviço da Unidade FCCN da FCT que permite realizar sessões videoconferência, seja no âmbito de sala de aula, eventos ou reuniões, regista tendência de crescimento no número de minutos, participantes e sessões realizadas, no primeiro quadrimestre de 2021, em comparação com o ano anterior.
O impacto das atividades académicas online no serviço Colibri
Durante os primeiros quatro meses de 2020, o serviço Colibri registou um aumento muito significativo na sua utilização. Nesse mesmo período, devido à sua importância estratégica para a realização de atividades letivas à distância, este serviço da Unidade FCCN consolidou a sua infraestrutura de front-end e reforçou o licenciamento em 1111%.
Um ano depois, estes desenvolvimentos resultaram num reforço sustentado das métricas de utilização deste serviço. Através da análise dos dados de utilização relativos ao primeiro quadrimestre de 2021, verifica-se uma tendência significativa de crescimento no que diz respeito ao número de minutos, participantes e sessões realizadas.
Face ao período homólogo, registou um aumento de 420% no número total de minutos relativos a reuniões e webinars, ultrapassando a marca dos 1.8 mil milhões de minutos. Já no que diz respeito ao número de sessões, esse aumento fixou-se nos 393%, tendo sido realizados, ao longo dos últimos quatro meses, cerca de 1.85 milhões de eventos e meetings com recurso a este serviço.
A este aumento corresponde também um reforço significativo do número total de participantes. Se durante os primeiros quatro meses de 2020 cerca de 7 milhões de utilizadores passaram pelas sessões, em 2021, esse número mais do que triplicou, rondando os 26 milhões. Este crescimento de 263% é explicado, em parte, pelos cerca de 19 mil novos utilizadores registados no mesmo período.
Estes números mostram o papel preponderante deste serviço da Unidade FCCN da FCT, num contexto de aulas a distância. Numa entrevista publicada em julho de 2020, o gestor do Serviço Técnico de Vídeo da Unidade FCCN, Nelson Schäller, destacava a importância do serviço na substituição das aulas presenciais: “o serviço Colibri passou a ter uma procura acentuada, como ferramenta de suporte ao ensino a distância, para fazer face ao isolamento, manter as atividades letivas e aproximar as pessoas agora em regime de teletrabalho”.
Pode acompanhar os dados de utilização atualizados deste e outros serviços no site da FCCN e para mais informação e manuais de utilização conheça o site Colibri.