A ferramenta de configuração assistida da rede eduroam é um dos serviços incluídos no projeto eduGAIN e apresenta várias potencialidades.
Embora global, é possível encontrar configurações distintas e específicas em cada um dos locais onde o serviço eduroam é disponibilizado.
A ferramenta eduroam CAT tem então como função ajudar nesta profusão de configurações diferentes, permitindo criar e personalizar instaladores que apoiam a configuração dos terminais dos utilizadores. Assim, fica também facilitada a gestão dos hotspots locais, bem como a experiência dos utilizadores
eduroam CAT: conheça as potencialidades
Através da ferramenta de configuração – eduroam CAT – é possível às instituições criar instaladores que incluem, por exemplo, a imagem da instituição, os contactos de apoio ou ainda definições adicionais para autenticação. De igual forma, é possível aos utilizadores da rede eduroam, através destes mesmos instaladores, o acesso à configuração automática dos seus dispositivos sem fios.
Outras das possibilidades permitidas por esta ferramenta dizem respeito ao auxílio no diagnóstico e análise dos gestores locais do serviço eduroam, ao identificar eventuais problemas da infraestrutura. Por outro lado, do ponto de vista do utilizador, a segurança é reforçada, ao resultar na proteção face a rogue wi-fi hotspots (pontos de wi-fi maliciosos), através da aplicação das configurações mais ajustadas e corretas.
Em cat.eduroam.org poderá encontrar a lista de instaladores criados por cada uma das instituições aderentes, acedendo à página de downloads. Estes instaladores criados pela plataforma são compatíveis com vários sistemas operativos e plataformas, nomeadamente Windosw, macOS, Linux, Androi ou iOS
Sendo uma das ferramentas incluídas no serviço eduGAIN, um projeto que acaba de celebrar 10 anos de existência e que ajuda mais de 27 milhões de estudantes, investigadores e docentes em todo o mundo a aceder a serviços online, reduzindo custos, complexidade e riscos de segurança. Para saber mais recomendamos a visita ao site.
Recordamos que em 2003, Portugal, através da Unidade FCCN, foi um dos 6 países pioneiros a implementar a rede eduroam.