Pelo segundo ano consecutivo, a EllaLink recebe o prémio Global Carrier, atribuído pela Capacity Media, como “Melhor Projeto Submarino do Ano”. De relembrar que a EllaLink irá possibilitar a criação de uma rede de investigação entre a Europa e a América Latina, durante toda a vida útil do sistema. Este projeto conta com a colaboração da GÉANT e da Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 

A renovação deste reconhecimento, na Conferência virtual Capacity Europe 2020, marca o reconhecimento do potencial da EllaLink, do esforço contínuo da equipa e dos seus parceiros, e das grandes conquistas alcançadas durante o ano passado. O sistema EllaLink fez um progresso notável em 2020 e está programado para estar pronto durante o primeiro trimestre de 2021.

Os fatores que contribuíram para este prémio incluem a obtenção de uma nova estação em Sines, que servirá como porta de entrada europeia para o sistema de cabo EllaLink e, também, o seu compromisso de fornecer acesso aberto aos seus produtos e serviços, que recentemente levou ao lançamento da EllaLink GeoLab, uma iniciativa de cabo submarino inteligente que visa fornecer à comunidade científica dados em tempo real, precisos e relevantes ao longo da rota do cabo EllaLink, no fundo do mar.

Tom Fryer, Líder do departamento de Relações Internacionais da GÉANT, afirma que “receber o prémio de melhor projeto submarino pelo segundo ano consecutivo é um reconhecimento do facto de que o sistema de cabos EllaLink traz uma mudança drástica para o ecossistema de telecomunicações entre a Europa e a América Latina, trazendo capacidades e latência mais baixa até então impossíveis, beneficiando não apenas a pesquisa e colaborações educacionais entre as duas regiões por meio do projeto Bella, mas também da sociedade em geral. Um prémio totalmente merecido.”.

Últimos artigos