No âmbito do Programa Engenheiras Por Um Dia e em parceria com o Programa INCoDe.2030, irá decorrer o evento Shaping The Digital Future: Dia Internacional das Raparigas.
A 11 de outubro assinala-se o Dia Internacional das Raparigas, uma iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de reconhecer os direitos de meninas e raparigas e os desafios únicos que estas enfrentam em todo o mundo.
O evento terá transmissão online e acontecerá pelas 9h30, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, contando com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da Huawei Technologies.
No âmbito do Programa Engenheiras Por Um Dia e em parceria com o Programa INCoDe.2030, irá decorrer o evento Shaping The Digital Future: Dia Internacional das Raparigas, com transmissão online, pelas 9h30, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da Huawei Technologies.
O evento é gratuito, mediante inscrição por formulário.
O Programa Engenheiras Por Um Dia mantém como principal objetivo promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos e combatendo os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira.
As atividades, que vão desde desafios de engenharia e visitas de estudo a ações de mentoria e de role model e workshops, têm sempre uma componente multidisciplinar e de complemento ao programa escolar e envolvem uma grande rede de parcerias de vários setores de atividade. Mantém-se a realização da Girls in ICT Week (Semana das Raparigas nas TIC), uma das atividades mais aguardadas ao longo do ano letivo, assim como a celebração de outras efemérides com vista a fortalecer o Programa no combate à segregação das profissões, de aumento de mulheres nas tecnologias e engenharias em Portugal e da promoção da igualdade entre homens e mulheres na educação e no emprego.
Promovido pelo Governo português, o Programa Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual e, desde a sua criação, em 2017, já alcançou 12.554 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, através de atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
A coordenação do Programa mantém-se a mesma das últimas edições, com a presença da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, do Programa INCoDe.2030, da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Engenheiros.