A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua Unidade FCCN, está a promover o Inquérito Nacional de Computação Avançada 2023 (INCA 2023). Esta iniciativa é dirigida principalmente ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e ao Sistema Nacional de Inovação e procura proceder a um levantamento de necessidades e, seguidamente, propor soluções de dinamização da área da computação avançada em Portugal.
O INCA 2023 é um passo importante para identificar necessidades específicas do setor e orientar o desenvolvimento de políticas públicas alinhadas com as necessidades da comunidade científica e tecnológica. Através da recolha de informações abrangentes, o inquérito visa compreender os requisitos de computação científica, identificar desafios existentes e oportunidades para impulsionar a investigação, a inovação e o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas.
Os resultados do inquérito serão utilizados para informar os desenvolvimentos da Rede Nacional de Computação Avançada, uma infraestrutura de recursos computacionais de âmbito nacional, bem como para a revisão da Estratégia Nacional de Computação Avançada, que ocorrerá ainda em 2023.
A operacionalização do inquérito contou com a parceria da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e da Agência Nacional de Inovação (ANI). O envolvimento das instituições de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D&I) é essencial para garantir que as políticas públicas sejam construídas com base em uma visão abrangente e representativa do setor.
Pede-se que Inquérito Nacional de Computação Avançada seja respondido por todas as instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, estando disponível para ser respondido online até o dia 18 de julho em https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/INCA-2023
Para mais informações consulte a página https://rnca.fccn.pt/inca23/ ou envie as suas questões para o email rnca-inca2023@fccn.pt.