Durante esta semana, cerca de 200 estudantes do Ensino Secundário e Profissional visitam a Unidade de Computação Científica Nacional, no âmbito da “Semana Aberta da FCCN”. Visitas ao Estúdio FCCN, ao Datacenter e à Sala Imersiva Tejo HD são alguns dos pontos altos.

Um grupo de 50 estudantes da Escola Profissional Magestil foi o primeiro a participar nesta iniciativa, no início da tarde de segunda-feira, 18 de novembro. À chegada, a professora responsável, Vera Sousa, explicou o objetivo desta visita à Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, FCCN.

“Procuramos abrir a visão dos estudantes para coisas novas”, sublinhou, explicando que as várias áreas presentes nesta organização “trarão novos conhecimentos aplicáveis aos projetos que realizam em escola, numa lógica de transversalidade”.

fccn FCCN Unidade de Computação

A transversalidade é uma das tónicas da visita dos estudantes à Unidade de Computação Científica. Para além da visita ao Estúdio FCCN, destacam-se a passagem pelo Datacenter FCCN ou pela Sala Imersiva Tejo HD.

Já depois de visitar todas estas estruturas, o estudante Gonçalo Dias, de 19 anos, avalia o trabalho aqui realizado diariamente como sendo  “bastante importante”. “Penso que é importante, ao ser uma instituição que está focada na Educação e não procura apenas o lucro”, realça.

Semear o futuro

Gonçalo foi um dos cerca de 200 estudantes que, ao longo desta semana, participam na “Semana Aberta da FCCN” – uma ação que procura proporcionar “uma experiência imersiva pelo mundo FCCN”.

“O objetivo desta iniciativa passa por semear o futuro”, sublinha a Diretora de Controlo, Planeamento e Gestão desta unidade da FCT, Salomé Branco. Desde logo, explica, esta é uma forma de dar a conhecer os serviços e projetos da FCCN a futuros estudantes do Ensino Superior, garantindo o seu acesso e utilização futura.

fccn4 FCCN Unidade de Computação

Por outro lado, acrescenta a diretora, esta ação insere-se também na missão da Unidade de Computação Científica Nacional, ao “tentar captar estudantes para a área das tecnologias” – uma área em que, salienta, “há menos recursos humanos do que o mercado necessita”.

Conhecimento e motivação

Para uma das participantes, Mariana Esteves, de 18 anos, a visita ao Estúdio FCCN teve “especial interesse”: “Foi a primeira vez que entrei num estúdio com estas características e gostei muito da experiência”.

Sendo estudante do curso profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, teve também a oportunidade conhecer alguns dos equipamentos e técnicas que poderá vir a aplicar, no futuro. “É um sítio onde me imagino a trabalhar no futuro”, conta, revelando, sorridente: “Até perguntei se aceitam estágios”.

fccn7 FCCN Unidade de Computação

Foi no Datacenter FCCN que a participante Mariana Silva, de 18 anos, avaliou a sua experiência. “Penso que é importante conhecermos o que está por trás do que vemos todos os dias”, sublinhou.

A visita serviu para garantir novos conhecimentos e teve ainda um efeito motivador, concluiu: “Fiquei mais motivada para acabar o meu curso – ficamos sempre motivados quando conhecemos o lado mais prático das coisas”.

Últimos artigos