Novo site da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia reformula a apresentação desta unidade, apostando numa comunicação ajustada aos vários públicos que formam a sua comunidade, nomeadamente estudantes e investigadores. 

“Tecnologia para o Conhecimento” é o lema do novo site da Unidade FCCN. Apresentado no início deste mês, destaca as soluções e os meios tecnológicos que esta unidade coloca à disposição da comunidade académica e de investigação (que vai desde bibliotecários a estudantes, investigadores, professores e outros colaboradores das instituições), através da sua rede nacional de educação e investigação – a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS).

De forma a destacar os serviços disponibilizados a estes públicos, o novo site oferece a possibilidade de realizar uma pesquisa segmentada pelas funções do utilizador. Por outro lado, implementa também uma organização dos serviços pelas áreas tecnológicas que constituem os pilares da missão da Unidade FCCN: Conetividade, Computação, Colaboração, Conhecimento, Segurança e Inovação. Tendo em conta estas alterações, o novo site resulta numa simplificação da comunicação, baseando a mesma nos diferentes perfis de utilizadores. 

Outra das principais inovações do novo portal consiste na criação de uma secção “blog” onde especialistas da Unidade FCCN e da comunidade vão partilhar conhecimento sobre tecnologias, com o objetivo de efetivar uma aproximação dos vários públicos ligados a esta unidade, através da criação de um ponto de encontro digital. 

Por fim, reforça também a dimensão informativa sobre a atividade dos serviços FCCN, disponibilizando mais métricas atualizadas sobre soluções como o Colibri, Educast, Plataforma NAU, RCAAP ou RCTSaai. Na secção do portal dedicada à Inovação, os utilizadores são ainda desafiados a deixar sugestões de serviços ou projetos a realizar pela Unidade FCCN, que possam ser úteis para o resto da comunidade. 

Últimos artigos