Lançamento do Prémio Arquivo.pt 2019 decorreu ontem, no Museu da Presidência da República. 

Foi um auditório praticamente cheio que viu ser lançada a segunda edição do Prémio Arquivo.pt. O momento contou com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que destacou este prémio como “muitíssimo importante”, ao ser “um convite à inovação”.

Para o Presidente da República, existe também “uma componente pedagógica neste Prémio”, uma vez que existe “um ganho social e comunitário” envolvido. “Em boa hora este Prémio continua o seu percurso”, acrescentou, garantindo o apoio à iniciativa.

Antes, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou o simbolismo desta sessão enquanto aproximação de diferentes instituições. Quanto ao Prémio Arquivo.pt 2019, recordou o seu valor enquanto estímulo para “trabalhos de investigação e pesquisa” sobre este recurso.

A sessão contou ainda com uma comunicação do Gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, que apresentou este serviço da Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia, bem como o Prémio que entra agora na sua segunda edição.

Recorde-se que o Prémio Arquivo.pt 2019 pretende distinguir utilizações inovadoras e/ou úteis para sociedade do espólio da web portuguesa preservado em Arquivo.pt, com um total de 15 mil euros em prémios.

As candidaturas estão abertas até 3 de maio, sendo necessária a submissão de uma descrição do trabalho (até 2000 palavras) e um vídeo curto (com o máximo de três minutos de duração).

Para mais informações, visite a página que detalha toda a informação sobre a edição deste Prémio em 2019.

Outros artigos relacionados