imagem de destaque

Conheça a possibilidade tecnológica oferecida pelo serviço RCTSaai – através de um único login, aceder a todas as ferramentas disponibilizadas pela Unidade FCCN a toda a comunidade RCTS*.

Uma chave única para todos os serviços” é a forma como o serviço RCTSaai descreve o seu principal objeto. Na base desta possibilidade, encontramos a tecnologia da autenticação federada – ou single sign-on – que permite aos utilizadores aceder, apenas com a inserção de uma única credencial e de forma segura, a todos os serviços que fazem parte do universo RCTS.

Esta capacidade é garantida pela infraestrutura RCTSaai, que é responsável pela autenticação e autorização dos utilizadores, simplificando a oferta de serviços a toda a comunidade RCTS. Desta forma, em termos práticos, alunos, professores, funcionários ou investigadores das instituições aderentes podem utilizar a sua conta institucional para ter acesso a esta lista de serviços.

EducasteduroamColibriFilesenderVideocast ou b-on são apenas alguns dos exemplos de serviços disponibilizados através desta tecnologia. Todas as instituições de ensino ou investigação da RCTS podem aderir a esta estrutura, existindo várias modalidades de adesão que podem ser conhecidas aqui.

Federação nacional, ligação mundial
Desde 2016, a possibilidade de autenticação federada ligada à rede RCTS aumentou exponencialmente a sua dimensão. Este crescimento deveu-se à implementação do projeto eduGAIN por parte da GÉANT. Através desta possibilidade, as instituições aderentes garantem uma interligação a outras federações a nível mundial.

Desta forma, através do eduGAIN, é possível aos utilizadores aceder a serviços disponibilizados por outras federações e geridos por outras redes nacionais de educação e investigação, desde que a sua instituição seja membro da Federação de Identidade RCTS.

A possibilidade de configuração da rede eduroam (CAT), o acesso a um sistema de testes de salas de videoconferência (eduCONF) ou um serviço de apoio à identificação e contratação dos melhores serviços cloud são apenas alguns exemplos.

Para saber mais sobre o RCTSaai, visite: https://webcq.fccn.pt/seguranca/rcts-aai/

*O que é a Rede Ciência Tecnologia e Sociedade?

Uma das missões da Unidade de Computação Científica Nacional (Unidade FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia passa por disponibilizar serviços de conetividade destinados aos protagonistas do Ensino Superior: professores, estudantes, investigadores e técnicos superiores. Como tal, a Unidade FCCN dinamiza a rede académica e científica nacional, a que já aderiram mais de 80 instituições de ensino superior (pode consultar a lista completa aqui). Os membros das instituições aderentes, podem, através da autenticação federada, ter acesso às diversas ferramentas disponibilizadas. Para mais informações, visite: https://webcq.fccn.pt/institucional/rcts/

Outros artigos relacionados