O acesso da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade à rede GÉANT é agora assegurado através de duas ligações de 30Gbps.

O crescimento do tráfego da comunidade RCTS levou à atualização da infraestrutura desta rede da Unidade de Computação Científica Nacional utilizada pela comunidade académica e de investigação. A alteração representa um aumento de capacidade em 10 Gbps – de 20 para 30 Gbps.

De acordo com a Diretora da Área de Serviços de Rede da Unidade de Computação Científica Nacional, Ana Pinto, na base deste upgrade está “o compromisso para com a Comunidade Académica e Científica”. “[Temos de] garantir que a RCTS evolui e se adapta constantemente às necessidades”, reforça.

Esta adaptação, acrescenta, apenas é possível com o investimento “na ativação de níveis adicionais de redundância”, bem como no “aumento da largura de banda disponibilizada”. De resto, a diretora realça que, caso o ritmo de crescimento de tráfego se mantenha, será necessário “iniciar o procedimento para um novo upgrade ainda este ano”.

A ligação à rede GÉANT é agora assegurada através de duas ligações de 30Gbps: entre Lisboa e Londres e entre Lisboa e Madrid.

Outros artigos relacionados