Falta menos de um mês para a realização das Jornadas 2022, em Viseu, de 31 de maio a 2 de junho. O Diretor de Área da Unidade FCCN, Miguel Andrade, faz a antecipação do evento, sublinhando a sua importância e revelando algumas das principais novidades para a edição de 2022. “As Jornadas da Unidade FCCN proporcionam um contacto com a nossa comunidade como nenhum outro evento”.
#1 Realiza-se este ano, de 31 de maio a 2 de junho, mais uma edição das Jornadas da Computação Científica. Qual a importância deste momento para a Unidade FCCN?
As Jornadas têm uma enorme importância para a Unidade FCCN. Sobretudo, pelo contacto que estabelecemos com a comunidade que servimos e pela interação que temos com a mesma. É uma oportunidade de explicar o que temos vindo a fazer e o que planeamos. Por outro lado, é uma excelente ocasião para ouvir, da parte dos nossos interlocutores nas instituições, as expectativas que têm quanto à nossa atuação. A Unidade FCCN existe para servir a comunidade – estar próximo dela é uma das condições de sucesso da nossa atividade. As Jornadas de Computação Científica proporcionam esse contacto como nenhum outro evento.
As jornadas são também importantes como momento de interação mais informal entre todos os participantes, que se estabelece nos corredores e nos momentos que preenchem a agenda social. Muitas vezes, esses momentos são a base para um relacionamento profissional mais produtivo e eficaz.
#2 Em 2022, as Jornadas terão lugar no Politécnico de Viseu. Ao longo dos anos, este evento já passou por outras instituições de ensino superior ou unidades de investigação. Qual a razão para esta escolha por entidades do mundo académico e científico?
Um dos objetivos que temos, na organização das Jornadas, é levá-las a percorrer o país. Gostamos de ir às instituições para as quais trabalhamos. Ficamos a conhecê-las melhor e elas a nós. É muito bom verificar o entusiasmo com que sempre somos recebidos e o empenho com que as instituições colaboram connosco no sentido de fazer das Jornadas um êxito. O Politécnico de Viseu não é exceção!
Com o crescimento das Jornadas, os critérios de seleção do local para a sua realização têm também a ver com as condições logísticas que oferecem, que são cada vez mais exigentes. As condições hoteleiras da cidade candidata e da região envolvente são também relevantes. No caso do Viseu, encontrámos excelentes condições, quer no Politécnico de Viseu, quer na cidade, que nos vão, certamente, permitir fazer umas Jornadas de grande sucesso e nas melhores condições.
#3 Para além de comunicar as mais recentes novidades dos serviços e projetos FCCN, as Jornadas assumem também como objetivo o diálogo sobre temas emergentes nas áreas de atuação da Unidade FCCN. Quais serão alguns dos temas presentes na edição de 2022?
Como habitualmente, vamos cobrir todas as áreas da nossa atuação. Sugiro a consulta do programa das Jornadas, que já está disponível online. Há, no entanto, sempre novidades e, nesta edição gostaria de referir, em especial, as sessões dedicadas ao acordo quadro OCRE, que fornece possibilidades de compra de serviços cloud IaaS+ muito interessantes. Pretendemos dar a conhecer esta oportunidade de forma pormenorizada à nossa comunidade, no sentido de estimular o recurso ao acordo quadro. Nessa sessão teremos, entre outros participantes, o gosto de contar com o diretor do projeto OCRE e da especialista de procurement da GÉANT. Iremos também ouvir a experiência de quem já recorreu a esta possibilidade de contratação, bem como de alguns revendedores presentes no acordo quadro.
Gostaria também de chamar a atenção para dois workshops, um sobre gestão de dados de investigação e outro sobre novas ferramentas disponíveis na b-on, que se realizarão no final da manhã de dia 31 e para os quais é necessária inscrição prévia.
#4 Quais serão outros dos pontos altos da edição de 2022?
Eu diria que, para nós, todos os pontos são altos. Cada participante saberá identificar os seus próprios pontos altos, de acordo com as suas expectativas e interesses.
Pessoalmente, tenho um especial carinho pelo Zapping onde apresentamos as novidades dos nossos projetos e serviços num formato muito condensado. Este momento permite transmitir o essencial e abrir o apetite para o aprofundamento dos temas nas sessões especializadas ou noutros âmbitos.
Não gostaria também de deixar de referir, para além das sessões técnicas que teremos, as intervenções que terão lugar na sessão de abertura do dia 1 de junho. Como a vida não são só bits e bytes, ouviremos falar de temas que se afastarão da temática objeto da atividade da FCCN e que, estou certo, nos prenderão tanto como as sessões técnicas em que participaremos.
Também gostaria de salientar o nosso programa social ao qual atribuímos também grande importância, pelas razões que referi. Teremos, no dia 31 de maio, quatro passeios por Viseu, que nos ajudarão a conhecer melhor a cidade e a happy hour no Solar do Vinho do Dão. No dia 1 de junho, realiza-se o nosso habitual jantar.
#5 Há alguma coisa que queira acrescentar?
Apareçam todos em Viseu. Vai valer a pena!
Pode fazer a sua inscrição nas Jornadas de Computação Científica em https://jornadas.fccn.pt