Arquivo.pt: Memórias do 25 de Abril na Internet é o nome da iniciativa realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em parceria com a  Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril , e que se integra nas comemorações dos 50 anos da Democracia.  

O Arquivo.pt, serviço digital da FCT, desenvolvido através da FCCN, que preserva informação arquivada da web desde 1996, lança esta Exposição online chamada “Arquivo.pt: Memórias do 25 de Abril na Internet”, que descreve pontos importantes da história da democracia, através de uma linha temporal dos últimos 27 anos.  

A exposição assenta na divulgação do legado histórico associado à Revolução dos Cravos, contribuindo para a sua preservação e conhecimento. Apresenta-se como uma viagem no tempo que o leva a navegar por páginas antigas da Internet e a recordar momentos da vida nacional. 

Adicionalmente, disponibiliza uma lista com outras páginas sobre o 25 de Abril. Em alguns casos, tratam-se de fragmentos e memórias incompletas, mas que se constituem, mesmo assim, uma janela para o passado. Os critérios para a definição das páginas a integrar a exposição teve como base a escolha de conteúdos relativos a comemorações do 25 de Abril, páginas encontradas no Arquivo.pt em datas próximas em cada ano, a procura pela diversidade para incluir diversas zonas do país e páginas de manifestações populares e cerimónias oficiais. 

Destaques da exposição 

Os marcos em destaque na exposição têm início em 1997, com a página da Associação 25 de abril, onde se pode aceder à mensagem do Presidente da Associação e que comemorações de abril foram realizadas nesse ano.  

Outras páginas arquivadas e que agora integram a iniciativa são a da Biblioteca Nacional em comemoração dos 25 anos da revolução, com uma cronologia e os respetivos movimentos de intervenção. A isto, juntam-se, entre outras, páginas de jornais nacionais como o Público, o Correio da Manhã e A Verdade com notícias sobre as celebrações do 25 de abril ao longo dos anos.  

Outros artigos relacionados