A NAU é uma plataforma online gerida pela unidade FCCN da FCT e cofinanciada pelo Compete 2020. É pioneira a nível nacional no suporte ao ensino e formação de grandes grupos. Saiba mais sobre 5 das dimensões que constituem esta plataforma de cursos para grandes audiências. 

#1 e-learning 

Visa responder às necessidades de formação a distância, tanto para funcionários da administração pública como para o cidadão, que concentra a publicação de cursos para grandes audiências numa plataforma única, reduzindo custos de investimento, operacionais e de divulgação, ao mesmo tempo que desenvolve e promove boas práticas, partilha de conhecimento e experiência. 

#2 MOOC’s 

Pretende dar resposta ao aumento da procura de cursos on-line, que tem estado a modificar a forma como a escola, as universidades e as organizações produzem e disponibilizam   conteúdos nos seus currículos. Cada vez mais, são promovidos processos de autoaprendizagem por parte dos alunos e formandos, como é o caso do modelo de formação MOOC – Massive Open Online Course – um formato de ensino a distância, aberto e acessível a todos, interativo e on-line, acompanhado de ferramentas que permitem formar um grande número de pessoas, de forma sustentável e económica.  

Surge assim como uma aposta neste formato, respondendo à pouca presença de Portugal e da língua Portuguesa neste espaço, maximizando a projeção de conhecimento a nível nacional e internacional.  

#3 Interação 

NAU disponibiliza um meio tecnológico independente e escalável para a disseminação de conteúdos no formato MOOC, promovendo as universidades como produtores de conteúdos de excelência. Por essa razão, esta é uma ferramenta fundamental para a disseminação da ciência e projeção das entidades a nível nacional e internacional. 

Em cada curso, após inscrição prévia na plataforma, o cidadão, os estudantes e os profissionais, de diversas áreas, poderão encontrar vídeos, atividades interativas, perguntas, materiais de apoio na compreensão dos conteúdos e documentos de suporte 

O projeto pode ser acompanhado de perto através da página de estatísticas atualizadas diariamente em: https://webcq.fccn.pt/indicadores/, onde é possível observar a existência de mais de 70.000 utilizadores registados, 115.000 matrículas em cursos e mais de 55.000 certificados emitidos. 

 #4 Colaboração 

A NAU é o resultado de um consórcio transversal à Administração Pública, que envolve a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Direção-Geral da Educação (DGE), Direção-Geral da Saúde (DGS), o INA – Direção-Geral da Qualificação dos trabalhadores em Funções Públicas, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Secretaria-Geral da Educação e Ciência.  

A FCT é a entidade responsável pela gestão do projeto, criação e disponibilização da infraestrutura  informática, dando continuidade à plataforma após a fase de financiamento do Projeto. As entidades parceiras têm em comum as responsabilidades de formação na administração pública e/ou de (in)formação ao cidadão, pelo que desenvolveram e estão a disponibilizar cursos na NAU nas mais diversas áreas.  

A lista de cursos pode ser consultada online  

#5 Língua 

Enquanto plataforma de referência de suporte à aprendizagem de conteúdos em língua portuguesa, a NAU assume-se como um recurso internacional, acessível a todas as comunidades de Portugal e dos restantes países lusófonos. Este é, de resto, o públicoalvo para o qual estão ao dispor conteúdos de aprendizagem orientados para o ensino e formação na língua nativa de mais de 250 milhões de pessoas em todo o Mundo.  

Outros artigos relacionados