Presença da Unidade FCCN em Moçambique focou-se nas áreas da Ciência Aberta, Gestão de Ciência e Segurança.
A Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e Tecnologia marcou, na semana de 11 a 15 de Novembro passado, presença em três eventos que se realizaram em Maputo, com o objetivo de partilhar as suas experiências e práticas nas áreas da Ciência Aberta, Gestão de Ciência, Segurança e MOOCs (Massive Online Open Courses).
O facto da Conferência da MoRENet, do Cybersecurity Summit e do segundo seminário sobre Ciência Aberta se terem realizado na mesma semana permitiram esta participação “cruzada”, possibilitando a abordagem de vários públicos alvo.
O Diretor da Área de Serviços Avançados da Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, João Gomes, fez apresentações subordinadas aos temas “Plataforma Nau – Sempre a aprender” e “Partilha da experiência do CERT da Rede Académica e Científica Portuguesa”.
Já o Diretor da Área de Conhecimento Científico da mesma unidade, João Mendes Moreira, apresentou as iniciativas de Ciência Aberta e de gestão de ciência em Portugal, tendo ainda ministrado um workshop sobre gestão de ciência onde foi abordado o programa PTCRIS, o Ciência ID e o CIÊNCIAVITAE
Moçambique é já o terceiro país com mais matrículas registadas, a seguir a Portugal e ao Brasil. De realçar ainda que esta colaboração antecipa o espírito do tema da próxima Presidência Portuguesa da UE, que será Europa-África.