CENJOR disponibiliza três cursos através da Plataforma NAU
Formações gratuitas na área da comunicação centradas no diagnóstico de notícias falsas, em técnicas de captação de imagem para smartphone e na criação de conteúdos digitais. As inscrições já estão abertas.
Novo site da Plataforma NAU reforça aposta na formação e qualificação com cursos gratuitos
As competências digitais são um pilar essencial da competitividade e a platafdorma NAU, com a colaboração de entidades públicas e privadas, pretende promover a produção de conteúdos relevantes, criando um ecossistema consistente e colaborativo, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional. Esta iniciativa tem especial relevância para que Portugal possa singrar no mundo digital, estando em linha com o programa do XXII Governo Constitucional.
«O Educast permite gerir muito melhor o trabalho do dia-a-dia»
Ao longo dos últimos anos, o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) fez upload de mais de 7.000 vídeos para a plataforma Educast, em dezenas de milhares de minutos de conteúdos sobre várias áreas do Direito. O técnico de Informática e eLearning do CEJ, explica o porquê da aposta neste serviço da unidade FCCN, detalhando algumas das principais mais-valias encontradas nesta ligação que, acredita, em tempos de pandemia, terá tendência para se aprofundar.
Arquivo.pt: O papel da preservação digital na ciência aberta
O gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, revela alguns dos passos dados para o cumprimento da missão de “preservar a informação publicada na Web para fins científicos e académicos”.
Entrevista ao vencedor do Prémio Arquivo.pt 2020, Miguel Ramalho
Miguel Ramalho foi o grande vencedor do Prémio Arquivo.pt 2020, vendo distinguido o seu trabalho Desarquivo – uma plataforma que analisa notícias preservadas pelo Arquivo.pt para estabelecer relações entre entidades, pessoas e locais. O diplomado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) explica a utilidade desta plataforma, descrevendo o contexto que esteve na base da sua criação.
Turismo de Portugal cria curso “Iniciação à prova de vinhos” na plataforma NAU
Formação criada pelo Turismo de Portugal chegou à plataforma NAU no dia 1 de dezembro. “A degustação do vinho vai muito além do simples consumo da bebida”, sublinha o Turismo de Portugal, na apresentação do seu primeiro curso publicado na plataforma NAU. “Iniciação à Prova de Vinhos” está disponível desde 1 de dezembro. A formação
EOSC. Colocar a Europa na vanguarda da economia
Conheça os passos dados em Portugal, e na Europa, rumo à concretização da European Open Science Cloud (EOSC) – uma iniciativa que visa colocar a União Europeia na liderança global no campo dos dados de investigação, garantindo benefícios a quase 2 milhões de cientistas europeus.
Unidade FCCN reforça investimento em gestão de ciência e ciência aberta
Candidatura elaborada pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) foi aprovada, resultando num financiamento de 825 mil euros. Conheça os principais objetivos.
«Existem dificuldades que continuam a contribuir para a desigualdade de género na Ciência»
A Gestora de Ciência da FCCN, Cátia Laranjeira, detalha algumas das dificuldades colocadas às mulheres que trabalham no mundo da Ciência e Tecnologia, deixando algumas pistas sobre os caminhos a percorrer para a sua resolução.
Plataforma NAU continua a aumentar a sua comunidade
Depois da comunidade NAU ter crescido para mais de 100 mil utilizadores, em janeiro de 2021, dois novos marcos foram atingidos, em fevereiro, reforçando a posição da NAU como a plataforma MOOC de referência no conhecimento lusófono.
“Horizon Europe” reforça políticas de Ciência Aberta
Novo modelo de contrato para financiamento implementado pela Comissão Europeia traz novidades no que diz respeito às regras de acessibilidade a resultados científicos. Saiba quais.
Science Europe atualiza guia para gestão de dados de investigação
Nova versão do guia do guia para gestão de dados de investigação, que passou a incluir critérios de elegibilidade de repositórios confiáveis, bem como orientações para investigadores e reviewers.