«Temos o dever de abrir portas à geração futura de mulheres trabalhadoras»
Durante o mês de março, a Unidade FCCN associa-se à campanha da GÉANT #WomenInSTEM, dando a conhecer a opinião de vários dos seus colaboradores sobre este tema.
«Uma maior diversidade de género pode completar a nossa maneira de ser, estar e trabalhar»
O membro da equipa da Área de Serviços de Rede, Gonçalo Lopes, oferece o seu contributo para a campanha da GÉANT #WomenInSTEM, destacando exemplos da sua carreira profissional que ilustram a importância de ser efetivada uma mudança. Durante o mês de março, a Unidade FCCN dá a conhecer a opinião de vários dos seus colaboradores sobre a diversidade de género e a importância do papel das mulheres nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
“Continuaremos a fortalecer as tecnologias que aceleram o conhecimento”
O Coordenador Geral da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, João Nuno Ferreira, faz uma resenha de 2022 e olha na direção do novo ano com confiança.
“A programação é uma forma diferente de resolver os problemas”
Gestora do Serviço de Identidade Digital na Unidade FCCN, partilha a sua experiência na perseguição dos seus interesses e paixões, fala-nos do trabalho que a equipa que gere desenvolve e nas mulheres que a inspiram nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
“Espero que cada vez mais raparigas escolham áreas tecnológicas”
Isabel Ribeiro, Investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica, (ISR-Lisboa) / IST, partilha o seu testemunho sobre o seu próprio papel e sobre a relevância das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Durante o mês de março, a Unidade FCCN associa-se à campanha da GÉANT #WomenInSTEM, dando a conhecer, em entrevista, as
“Procurem boas mentoras e colegas, o nosso apoio mútuo é muito importante.”
Clara Ferreira, neurocientista na Fundação Champalimaud, partilha o testemunho sobre o seu percurso na ciência.
“A sociedade tem de criar um ambiente em que a decisão de sermos cientistas seja natural.”
Sandra Tavares, investigadora na área de biologia do cancro, no I3S, conta-nos como descobriu que a área da biologia do cancro era onde queria desenvolver o seu trabalho de investigação.
“A investigação responde a muitas perguntas e pode ter impactos muito positivos na sociedade.”
Carina Soares-Cunha, investigadora e Neurocientista, no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, da Universidade do Minho, galardoada com a Medalha de Honra L’Oréal para Mulheres na Ciência, é mais uma convidada da Campanha Women in STEM.
Testemunho Jornadas FCCN: Tiago Guedes – Universidade Nova de Lisboa
As Jornadas FCCN estão a chegar e estamos a partilhar testemunhos da nossa comunidade sobre a importância deste momento de encontro.
Testemunho Jornadas FCCN: António Luís Lopes – ISCTE-IUL
António Luís Lopes, Responsável pela equipa de desenvolvimento de sistemas de informação do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, conta-nos o que são para si habitualmente as Jornadas e quais as expectativas para a edição de 2023.
Testemunho Jornadas FCCN: Rui Canizes – IPDJ
Rui Canizes, Chefe de Divisão das Infraestruturas Tecnológicas no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), conta-nos o que têm sido para si as Jornadas.
IA aberta na RNCA com Albertina PT-*
Opinião de António Branco, Professor da Faculdade de Ciência de Lisboa e Diretor Geral da PORTULAN CLARIN Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem, sobre o projeto Albertina PT-*