De 12 a 16 de outubro, as e-Jornadas 2020 foram o ponto de encontro virtual para a comunidade servida pela Unidade de Computação Científica Nacional (Unidade FCCN) da FCT, com a partilha das novidades mais recentes sobre os serviços e projetos FCCN.

Durante 5 dias de trabalhos, os cerca de 400 participantes das e-Jornadas 2020 tiveram à sua disposição um total de 25 sessões sobre os serviços e projetos da Unidade FCCN. No total, 83 oradores passaram pelas e-Jornadas 2020, partilhando as informações mais atualizadas sobre as principais tendências do mundo tecnológico e digital para a academia e investigação.

Os vários temas em destaque nas eJornadas da Unidade FCCN estão diretamente ligados aos vários pilares em que se enquadram os seus serviços e a correspondente ligação às instituição de ensino e investigação nacionais: Conectividade, Colaboração, Conhecimento, Computação e Segurança e tecnologias emergentes.   Desta forma, temas como Acesso Aberto, ameaças online, serviços Cloud, supercomputação ou o papel das ferramentas de colaboração num contexto de pandemia foram alguns dos destaques.

Esta edição virtual das jornadas surge depois da necessidade de adiamento do evento físico – que se realizaria em Leiria, em maio de 2020 – devido à pandemia da Covid-19. Mesmo que a distância, as eJornadas serviram como ponto de encontro da comunidade servida pela Unidade FCCN, sendo possível a partilha de boas-práticas, o esclarecimento de dúvidas sobre os serviços e a divulgação de novas funcionalidades.

Este ano, o evento incorporou uma competição “Capture The Flag”, promovida pelo serviço de cibersegurança da Unidade FCCN – o RCTS CERT. A competição contou com o apoio da MetaRed Portugal e reuniu cerca de 1500 participantes de 300 equipas oriundas de todo o mundo que, durante 48 horas, procuraram resolver os desafios de cibersegurança apresentados. No final, a equipa EPT Team, do CSIRT norueguês Equinor, foi a grande vencedora, recebendo assim um Google Kit Home Mini. Uma equipa do Instituto Superior Técnico (IST), a STT Team conseguiu o melhor resultado nacional, alcançando o terceiro lugar.

Na sessão de encerramento, o Coordenador-Geral da Unidade FCCN, João Nuno Ferreira, destacou a importância do trabalho realizado, sublinhando os vantagens e desvantagens associadas ao trabalho realizado a distância. No futuro, o objetivo passará por reunir as principais mais-valias das modalidades virtual e presencial, num futuro evento, revelou: “Saímos destas jornadas com o desafio de procurar conciliar, no futuro, o melhor destes dois mundos”.

Últimos artigos