Formação celebra o Dia Mundial da Preservação Digital (#WDPD2019), no dia 7 de novembro.

Tal como em 2017 e 2018, o Arquivo.pt volta a associar-se às celebrações deste dia mundial que se realiza nas primeiras quinta-feiras de novembro. Organizado pela DPC (Digital Preservation Coalition), o World Digital Preservation Day pretende “celebrar o trabalho realizado pela comunidade”, bem como valorizar a preservação digital.

WDPD Portuguese Portrait NoDate FCCN Unidade de ComputaçãoA formação dinamizada pelo Arquivo.pt realiza-se no Pequeno Auditório das instalações da FCT-FCCN. O objetivo passa por maximizar a produtividade dos seus utilizadores na exploração do serviço e transmitir boas práticas sobre a preservação da Web.

Os principais destinatários deste workshop, avança o Arquivo.pt, são profissionais da informação (tais como bibliotecários, arquivistas e documentalistas), responsáveis por websites (profissionais de gabinetes de comunicação e imagem, por exemplo), autores de conteúdos para a web (como bloggers) e professores, estudantes e investigadores interessados em pesquisa histórica sobre informação proveniente da Web e preservação digital.

As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição em https://tinyurl.com/7novembroarquivopt

Programa

13h30 – Recepção dos participantes

14h00 – Sessão de abertura

14h15 – Arquivo.pt: novidades e Prémio Arquivo.pt 2020, Daniel Gomes

14h45 – Revisionista.pt: 2º classificado do Prémio Arquivo.pt 2019, Flávio Martins e André Mourão

15h30 – Intervalo

15h45 – Preservação de websites: faça-você-mesmo!, Ricardo Basílio

16h15 – Visita ao centro de dados que aloja os servidores do Arquivo.pt (Opcional)

Outros artigos relacionados