RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal criou website que divulga atividades espalhadas pelo país que se ligam à semana internacional do Acesso Aberto.

É a partir de www.acessolivre.pt que o RCAAP organiza as comemorações da Open Acess Week 2020. Este é o website que congrega todas as atividades e informações úteis ligadas a esta semana internacional do Acesso Aberto, que decorre de 19 a 25 de outubro.

No endereço, é possível acompanhar os eventos organizados pelas 11 instituições de ensino superior aderentes e encontrar informação sobre esta iniciativa internacional, bem como respectivo material de divulgação.

Esta semana internacional do Acesso Aberto ou Open Acess Week 2020 é uma iniciativa SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) que procura “disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento”, explica o RCAAP, neste portal.

Para tal, a semana incentiva repositórios institucionais e publicações revistas científicas a disponibilizar conteúdos científicos e recursos educativos ligados ao tema “Planeando bases equitativas para o Conhecimento Aberto”, bem como a dinamizar iniciativas como debates, conferências, etc…

O que é o Acesso Aberto?

Recorde-se que o modelo Acesso Aberto consiste num movimento internacional que procura garantir acesso livre e grátis a informação académica (como publicações e dados). A definição de uma publicação Open Access implica, por essa razão, a ausência de barreiras financeiras, técnicas ou legais para o respetivo acesso.

Os princípios deste movimento foram fundados na “Declaração de Berlim para o Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades”, assinada em 2003, que pode ser consultada aqui.

Outros artigos relacionados