Arquivo.pt, uma infraestrutura de investigação gerida pela FCT, através da sua Unidade Computação Científica Nacional (FCCN), anunciou os três finalistas vencedores da 3.ª Edição do Prémio Arquivo.pt 2020.

O primeiro prémio, no valor de 10 000 euros, foi atribuído ao projeto “Desarquivo” desenvolvido por Miguel Ramalho. Neste projeto desenvolveu-se uma ferramenta que permite verificar a relação entre entidades, pessoas, organizações e locais com base nas notícias publicadas online nos últimos 20 anos. Esta ferramenta é pública. Estudantes, investigadores, ou qualquer cidadão poderão utilizá-la para, de uma forma rápida e dinâmica, explorar os conteúdos e relações estabelecidas.

O projeto “Extensão Arquivo.pt” mereceu o segundo lugar, com um prémio de 3 000 euros, e foi desenvolvido por Rodrigo Marques e Hugo Silva. Trata-se de uma extensão para o atual browser do Arquivo.pt, que permite realizar pesquisas avançadas diretamente a partir do browser, sem ser necessário abandonar a página que se está a visualizar no momento.

Nuno Bragança foi o vencedor do terceiro prémio, no valor de 2 000 euros, com o projeto “Arquivo Económico.pt” que consiste numa aplicação que possibilita a comparação de preços de produtos desde o tempo do escudo português.

A Menção Honrosa desta edição do Prémio Arquivo.pt foi entregue ao projeto “Jornal do Passado”, desenvolvido por Bruno Galhardo. O projeto consiste num jogo em que o utilizador testa os seus conhecimentos sobre notícias ou eventos, tentando acertar na data em que ocorreram.

Os projetos a concurso foram avaliados por um júri independente, composto por Miguel Fontes (diretor-executivo da Startup Lisboa), Helena Freitas (bióloga e professora da Universidade de Coimbra), Paulo Bastos (jornalista da TVI), Maria Beatriz Marques (professora da Universidade de Coimbra e doutorada em Letras na área de Ciências Documentais) e Teresa Firmino (editora da secção de Ciência do PÚBLICO). Os prémios serão entregues a estes vencedores no Encontro Ciência 2020, que se realiza no início de novembro.

O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que arquiva e preserva as páginas da web publicadas em Portugal desde 1996 e tem um serviço de pesquisa online que dá acesso a toda a informação arquivada. O principal objetivo do Arquivo.pt é a preservação da informação publicada na web para memória, estudo e investigação, com acesso a toda a população.

Todos os anos a FCT abre o concurso de projetos “Prémio Arquivo.pt”, tendo a 1ª edição ocorrido em 2018. Os resultados da 1.ª edição podem ser consultados em Prémios Arquivo.pt 2018 e os da 2.ª edição em Prémios Arquivo.pt 2019.

Outros artigos relacionados